sábado, 18 de julho de 2015

Dashboard ingredients - quando “menos é mais”…

Dashboard ingredients - quando “menos é mais”… 


Digite “Painel de controle gerencial” e/ou “Dashboard” na barra de pesquisa do Google e vê na categoria “Imagens” o que aparece lá...Uma imensidão de imagens com as mais diversas formas de apresentações de dashboards. Passando rapidinho pelos exemplos de lá, descobrimos que apesar das muitas cores envolvidas encontramos alguns elementos típicos que nas mais diversas constelações e formatações formam um dashboard. Resta saber se estas “organizações de elementos gráficos e textuais” conseguem atender as exigências  de um verdadeiro “Painel de controle gerencial”. Enfim atender a tarefa de, informar e avisar num ambiente padronizado com informações estruturadas, condensadas, de qualidade e fácil de entender através das mais adequadas formas de visualização. 

Elementos Sofisticados e Básicos

Simplificando a visão e sem entrar numa discussão cientifica profunda, podemos diferenciar dois grupos de elementos de dashboards: Os sofisticados e os básicos. Entre básicos entendemos as formas elementares usadas em relatórios e apresentações: gráficos, tabelas, textos e mapas/imagens. Os sofisticados representam os elementos gráficos que contem de uma certa forma um aspecto mais artístico, um maior grau de complexidade na sua elaboração ou uma forma que também poderia ser apresentada mais simples com o mesmo ou maior teor de informação.


















Os principais itens de destaque na elaboração de relatórios e apresentações referente aos Padrões Internacionais de Comunicação de Negócios (IBCS) englobam:


E devem ajudar em responder as seguintes perguntas:
- Qual a mensagem/o aviso do trabalho?
- O conteúdo e as formas seguem algum padrão?
- A densidade das informações é garantida?
- As informações são corretas e confiáveis?
- As formas de apresentação são adequadas ao conteúdo ?
- As informações apresentadas são facilmente legíveis?
- O conteúdo apresentado segue uma lógica e é bem estruturado?


Porém, na avaliação dos elementos básicos devemos levar em consideração o atendimento dos requisitos formulados anteriormente...





 Dashboard elaborado com Zebra.BI for Excel seguindo as normas IBCS

























Nenhum comentário:

Postar um comentário